• Fotógrafa em Dubai

Grande Mesquita de Abu Dhabi : Sheikh Zayed Grand Mosque

Quando você vier aos Emirados Árabes Unidos não deixe de visitar a Sheikh Zayed Grand Mosque de Abu Dhabi. A mesquita é linda, repleta de detalhes e um lugar incrível para fazer um ensaio fotográfico.

A mesquita foi inaugurada em 2007 e leva o nome do fundador e primeiro governante dos Emirados Árabes: o Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan. A mesquita é o resultado de sua visão e foi construída para ser um símbolo de paz, tolerância e respeito.


Todos os detalhes são perfeitos e fascinantes. Então, vamos ver algumas das características que tornaram a grande mesquita tão popular em todo o mundo.

A mesquita é construída com mármore oriundo da Macedônia e a cor branca foi escolhida como um símbolo de pureza. A parte externa se destaca pelas 82 cúpulas brancas e pelos 4 minaretes podem ser vistos já na entrada de Abu Dhabi.  

A mesquita possui mais de mil colunas  decoradas com mosaicos coloridos em formas florais feitos com pedras preciosas e semi preciosas como lapis lazuli, ágata vermelha e ametista.


O interior da Mesquita

Logo na entrada do salão principal você irá se deparar com uma sala de tirar o fôlego: toda decorada com mosaicos florais no chão e nas paredes. Especialmente para esta sala, o design escolhido foi da Pergularia Temerosa, uma planta selvagem que cresce no deserto e pode ser encontrada em vários pontos dos Emirados.



Salão principal de oração

A sala de oração é uma obra de arte! Do chão ao teto, os detalhes requintados foram colocados em cada centímetro do espaço e deixam os visitantes encantados.


O chão é coberto pelo maior tapete feito à mão do mundo. Demorou aproximadamente 2 anos para 1.200 artesãos confeccionarem o tapete.

O salão principal de oração possui 3 lustres com o mesmo design. Os lustres de cristal, com ouro 24k e cravejados por cristais Swarovski foram feitos pela Fausting,uma empresa com sede na Alemanha. O maior, localizado no centro, pesa cerca de 12 toneladas é considerado o maior lustre dentro de uma mesquita e um dos maiores do mundo. A parede Qibla ,que representa a direção da oração em direção a Meca, é adornada com noventa e nove nomes ou atributos de Allah.


No centro da parede, há um nicho chamado Mihrab, um elemento essencial de toda mesquita e é o local onde o Imã (o guia espiritual ) lidera a oração. Ao lado direito do nicho também tem um púlpito (Menbar) com 11 degraus feito de madeira de cedro, madrepérola e ouro branco que é usado pelo Iman quando há um grande numero de fiéis.

Desde janeiro de 2019, os visitantes não podem mais entrar no salão principal. Apenas é permitido olhar e fotografar perto das portas de entrada do salão.



Vou dar algumas dicas e informações para ajudá-lo a planejar sua visita e saber o que esperar quando chegar!

COMO CHEGAR

Se você estiver hospedado em Dubai e quiser visitar a mesquita em Abu Dhabi, cerca de 130 km de distância, não deixe que isso o desencoraje!


Existem várias opções e a escolha depende do seu estilo de viagem:


* Faça um tour de um dia com um guia de tursimo brasileiro licenciado! Sem dúvida, essa é a melhor forma de conhecer a mesquita e os melhores lugares de Abu Dhabi!! O roteiro é personalizado, tem motorista particular e todo conforto! E, você ainda poderá fazer o tour com acompanhamento fotográfico!

Quem eu indico: Guia em Dubai - Rogéria. Instagram @rogeriaguiadubai.


*Tour de 1 dia em Abu Dhabi : Muitas agências de turismo oferecem tours de 1 dia em Abu Dhabi. Porém fique atento com o roteiro oferecido! Alguns tours ficam pouquíssimo tempo na mesquita e não entram nas principais atrações - apenas passam em frente!


*Alugar um carro: Você pode sim alugar um carro, só não esqueça da carteira internacional de habilitação! A mesquita tem estacionamento gratuito.

* As outras opções são Táxi ou Transporte Público: Ônibus é a única opção de transporte público até Abu Dhabi. A viagem dura cerca de 2 horas e as linhas que fazem o trajeto são E100 e E101. O ônibus E100 parte de "Al Ghubaiba Bus Station" (parte antiga de Dubai) e o ônibus E101 sai de "IBN Batutua Metro/Bus Stop" de 30 em 30 minutos. A passagem custa 25 dirhams o trecho (cerca de 7 dólares) e deve ser comprada na bilheteria da estação. O ônibus vai direto até a Central Bus Station de Abu Dhabi. De lá você ainda deverá pegar um táxi até a mesquita e o trajeto de táxi dura cerca de 20 minutos.

MELHOR HORÁRIO

Qualquer hora do dia é uma boa hora para visitar a mesquita, no entanto, em certas épocas do ano, devido ao calor, recomendo que você visite no primeiro horário da manhã ou no final da tarde.


Para fotografar o melhor horário é no final do dia, quando a luz é mais suave. Além disso, no final do dia, quando começa a escurecer, você poderá pegar o período em que a mesquita fica iluminada . A mesquita possui uma iluminação especial que muda conforme o ciclo lunar: Durante a lua cheia ela é banhada por uma luz branca fria e vai mudando gradualmente até o azul mais profundo no meio do ciclo!

O horário de funcionamento é das 9:00 às 22:00 de sábado a quinta-feira e das 16:30 às 22:00 às sextas-feiras. Como em muitos destinos, vale a pena visitar durante a semana para evitar multidões. Lembrando que o final de semana nos emirados é nas sextas e sábados!

* Durante o Ramadan os horários de abertura mudam. Fiquem atentos! (informações no site oficial da mesquita: www.szgmc.gov.ae)

Entrada é Gratuita Ao contrário de muitas atrações turísticas, é totalmente gratuito para entrar, então não há motivo para perder esta bela mesquita quando estiver nos Emirados Árabes Unidos! Apenas grupos precisam de reserva para entrar na Sheikh Zayed Mosque.


DRESS CODE: COMO SE VESTIR NA MESQUITA

Como a mesquita é um local sagrado você precisará se vestir adequadamente e seguir o Dress Code.


Homens não podem entrar na mesquita usando bermudas ou camisetas sem manga.


Mulheres precisam usar roupas que cubram pernas e braços, não marquem o corpo e devem cobrir os cabelos.


Na mesquita eles emprestam gratuitamente uma espécie de capa com capuz para as mulheres que não estiverem com as vestimentas adequadas. (obs: se você fizer a visita na mesquita em grupos de excursão fique atento pois eles não emprestam a capa. Vá com alguma roupa adequada ou compre uma abaya com antecedência)


PARA QUEM QUISER FOTOGRAFAR NA MESQUITA eu empresto as roupas típicas: A Abaya (roupa preta típica da mulher Emirati) e a Kandura (roupa branca típica do homem Emirati)!!! Claro, você também pode comprar a sua própria Abaya! Existem vários modelos de abayas com diversos tipos de enfeites e bordados! Apenas evite comprar aquelas que tenham transparências! Na própria mesquita tem lojas que vendem as roupas típicas!

TRAGA ÓCULOS DE SOL

Além do sol ser bem forte por aqui, a mesquita é toda branca e reflete bastante os raios do sol (principalmente entre as 10 as 14 horas) Então, não se esqueça de trazer um óculos de sol quando fizer a sua visita na Mesquita ;)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA QUEM QUEM QUISER FOTOGRAFAR NA MESQUITA:

a principal regra é ser respeitoso! Por ser um local sagrado não pode haver nenhum tipo de contato físico. É também proibido fazer poses que chamem atenção ou que representem/ simbolizem qualquer religião .


APROVEITE! É realmente um lugar incrível e uma das maiores mesquitas do mundo! Aprecie a cultura, tire muitas fotos e seja respeitoso.

Espero que este artigo tenha inspirado você a visitar esta incrível peça de arquitetura que é a Sheikh Zayed Grand Mosque!